Copos-de-Leite

Já bastante apreciados, principalmente pelo formato, os copos-de-leite ganham cores diferentes, que impressionam em áreas externas e na decoração de interiores.

        As plantas conhecidas como copo-de-leite saíram da África, para fazer parte também da paisagem brasileira há séculos, graças à facilidade de cultivo e à beleza das flores, que não são exatamente flores. Em algumas espécies o que parece ser a flor é na realidade uma espata (bráctea que protege a espiga floral). Caládios, lírios-da-paz, antúrios, filodendros são alguns dos ilustres parentes.

        Mundialmente famosos, os copos-de-leite já chamavam a atenção nas cores branco e amarelo, se destacando da folhagem verde, em algumas espécies, com pequenas manchas brancas. Com a produção de novos tons, eles ganharam força na área da jardinagem e decoração, se tornando ainda mais atraentes. O biólogo, Fábio Ojima, dono da Faoma Comercial, empresa responsável pela importação dos bulbos no Brasil explica que "os copos devem ser regados no máximo duas vezes por semana". E o solo deve ser fofo e que retenha 50% da água das regas.

        A diferença entre as plantas originais e as produzidas a partir de pesquisas existe porque não se trata de uma simples hibridação – processo em que se cruza duas espécies, originando uma terceira, que recebe o nome de variedade. Fábio Ojima enfatiza que as novas cores foram conseguidas em laboratório. "Elas sofreram alteração genética pelo sistema de meristema (tecido caracterizado pela divisão de suas células necessárias ao crescimento da planta), então não podem ser consideradas pela botânica um híbrido", completa o biólogo.

        A criação e produção das novas plantas começaram a ser feita aproximadamente desde 1995, mas somente há cerca de oito anos elas tem sido comercializadas no Brasil. Importadas da Nova Zelândia, no começo em pequena escala, mas que aumenta dia a dia de acordo com o crescimento do mercado de flores, que tem se mostrado atraente. O sucesso que as callas coloridas têm conseguido com os consumidores está ligado à duração dos copos, que pode ser de 30 a 40 dias. "Embora elas se prestem ao corte, não são podadas, são tiradas do bulbo, como se fossem destacadas. Por isso, se mantêm vistosas por muito mais tempo", diz Fábio.

        O biólogo comenta a seguir os cuidados essenciais sobre o plantio desta espécie.

* Independente de ser em canteiros ou em vasos, é preciso que os copos-de-leite sejam plantados em local que pegue sol pleno somente durante a metade do dia. Os copos são sensíveis ao sol forte, por isso, se pegarem sol pela manhã, é melhor protegê-los à tarde e vice-versa.

* Ao contrário da aethiopica (calla branca), as callas coloridas não gostam de solo encharcado, devendo ser regadas somente uma ou duas vezes por semana.

* Referente ao solo, ele não deve ser arenoso, mas sim fofo e deve também facilitar a drenagem, desde que retenha cerca de 50% da água das regas. É importante lembrar que em canteiros o espaçamento ideal a formar maciços é de 20 centímetros entre uma muda e outra;

* O ciclo de vida das callas inicia entre 60 ou 90 dias após o plantio dos bulbos. Quanto maior o bulbo, menos tempo ele vai demorar para florescer. A planta se mantém florida pó cerca de 30 a 40 dias e depois começa a secar. Neste período não deve ser regada e quando estiver seca de vez o bulbo pode ser desenterrado. Aí é só limpar e guardar cerca de 60 dias, porque ele entra em estado de dormência. Para acelerar o processo, o bulbo pode ser colocado na gaveta da geladeira, embrulhado em um pedaço de jornal.

* Sua propagação é feita com a divisão dos bulbos, retirando as batatinhas que nascem ao redor à batata maior, chamada batata-mãe. É importante deixar bem claro que eles só vão florescer se tiverem no mínimo 3 centímetros, as menores dificilmente dão flores.

Últimas Curiosidades

Copos-de-Leite

Copos-de-Leite

Já bastante apreciados, principalmente pelo formato, os copos-de-leite ganham cores diferentes, que impressionam em áreas externas e ..

Mito sobre plantio

Mito sobre plantio

            Inúmeras pessoas receberam a informação incorreta a respeito de plantio de mudas,..

Como foram feitos os primeiros jardins?

Como foram feitos os primeiros jardins?

  Modelos dos Primeiros Jardins Abaixo estamos expondo os tipos de jardins feitos desde os primórdios da execuç&a..

Receba descontos, promoções e ofertas exclusivas em seu e-mail, cadastra-se: